A Refloresta Luz tem como objetivo recuperar a biodiversidade, nascente e controlar a erosão do solo. Além de ajudar na conservação dos ambientes, o projeto de reflorestamento atende as exigências legais de preservação.  A restauração florestal é uma prática que visa restabelecer um ecossistema que foi degradado, destruído ou danificado, retornando a vegetação o mais próximo possível de sua condição anterior à degradação.

Por que recompor a mata nativa?

Além de reter o carbono disponível na atmosfera, o gás no ar pode agravar o aquecimento global, as árvores nativas contribuem para a preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e da conservação do solo. Como os caboclos da floresta são os contratados para fazerem os plantios, as árvores ainda têm o valor social de gerar renda para as famílias que vivem na floresta.

Os viveiros Refloresta Luz são os locais nos quais são produzidas mudas de plantas, e que reúnem todas as condições necessárias para o desenvolvimento delas. As plantas que ali estão em fase inicial de desenvolvimento, geralmente são de espécies nativas da mata Atlântica e Cerrado  onde se encontra instalado os viveiros, e o destino destas plantas em grande parte são para o reflorestamento – para recomposição da mata ciliar, de áreas degradadas, proteção de mananciais, entre outros, multiplicamos cerca de 10 espécies florestais nativas, que são elas: Baraúna, Angico, Umburana de Cheiro, Pereiro, Tamboril, Pajeú, Mulungú, Ingazeira, Aroeira, Angico, além de uma espécie frutífera nativa, o Umbuzeiro.

A importância do reflorestamento

  • Melhora a qualidade do ar;
  • Diminuição de poluição sonora;
  • Aumenta a biodiversidade;
  • Equilíbrio natural no conforto térmico;
  • Redução da erosão;
  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Melhora a vazão de mananciais hídricos;
  • Diminui a pressão em florestas nativas.

Áreas degradadas de mata atlântica levam de 100 a 300 anos para se regenerarem. Demora para retomar 40% de espécies endêmicas pode alcançar de 1 a 4 milênios, daí a urgência de preservar os últimos fragmentos.

Em grandes reflorestamentos é comum o plantio simultâneo de todas as espécies, misturadas. Considera-se então que as pioneiras se desenvolverão mais rapidamente, fornecendo sombra para as climaxes. Ou então procura-se aproveitar a vegetação existente, e plantar as climaxes em seu meio.

O Brasil é o segundo país em cobertura florestal no mundo, superado apenas pela Rússia. Infelizmente, essa área florestada tem-se reduzido drasticamente, devido à ocupação humana desordenada. As regiões Nordeste, Sul e Sudeste, onde estão concentradas 85% da população brasileira, foram as mais atingidas por desflorestamentos provocados pelas necessidades de urbanização e crescimento econômico (JUVENAL E MATTOS, 2002).

Florestamento – O reflorestamento acontece quando é realizado plantio em locais que não tiveram vegetação, ou seja, não eram florestas.

Reflorestamento – Conforme já foi dito, o reflorestamento é a recuperação de espaços que já tiveram florestas.

Nós reflorestamos para você

Floresta Luz  tem como objetivo a restauração ecológica de Áreas de Proteção Permanente (APP) da Mata Atlântica e demais biomas, onde cada árvore plantada retém CO² durante o seu crescimento, auxiliando na captura dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e na regeneração do meio ambiente.

Floresta Luz  acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza.

Viveiros Refloresta Luz

Viveiros Refloresta luz é o ambiente/local onde germinam e se desenvolvem todo tipo de planta. São nesses locais que as mudas serão cuidadas até adquirir idade e tamanho suficientes para serem levadas ao local definitivo, onde serão plantadas. 

Existem três tipos principais de viveiros: os permanentes, os temporários e os de espera.Outra vantagem, devido aos substratos serem insetos de sementes de plantas daninhas, nematóides, pragas e doenças, a produção desse tipo de muda não proporciona contaminação por nematóides, pragas e doenças e dispensa a prática de limpeza de plantas daninhas das mudas.

Como nos encontrar

Estamos prontos para atender a sua necessidade, em caso de dúvidas, entre em contato via whatsapp para um atendimento rápido, mas você também pode nos enviar mensagem via Instagram, Facebook ou enviar um email.

Rua Doutor Zuquim, 1733
Santana – SP
02035-012

+55 (11) 99312-1312
[email protected]

CNPJ: 19.155.149/0001-78